Objetivo
O Aluno aprenderá como conduzir um teste de invasão (Pentest) em sistemas de forma ética e autorizada.
O que é Pentest?
Pentest ou Teste de Intrusão, é um tipo de análise autorizada que visa simular o comportamento de um agente malicioso dentro de um sistema. Através dos Pentests, é possível identificar e explorar as vulnerabilidades existentes a fim de promover sua validação. O profissional que realiza este tipo de auditoria é chamado de Pentester.
Como é de notório conhecimento, atualmente o mercado da tecnologia cresce constantemente e a segurança necessita igualmente acompanhar seu crescimento. Diariamente novas vulnerabilidades nascem no meio tecnológico, o que nos leva fazer a seguinte indagação: Como as organizações estão preparadas para esses novos desafios?
Além de uma boa gestão em segurança da informação, é necessária a realização de testes de segurança periódicos, com a finalidade de aferir os controles e medidas adotados, bem como para identificar se realmente são justificáveis.
Através de técnicas e ferramentas específicas, o profissional Pentester consegue mensurar o nível de segurança na organização testada. Ao final dos testes, é produzido um relatório técnico contendo os Gaps encontrados, e um segundo relatório para executivos de forma não técnica, chamado de sumário executivo.
As vantagens e necessidades da realização de Testes de Intrusão periódicos nas organizações são várias, porém, destacamos as seguintes:
- –Eliminação de falsos positivos e negativos em relação às vulnerabilidades existentes;
- –Estar em conformidade no mercado, já que várias normativas exigem a adoção periódica de testes como o PCI-DSS, NYCRR 500, BACEN 4.658 e outros;
- –Homologação de Softwares e aplicativos antes da produção e em produção.
Público alvo
Agentes de segurança, desenvolvedores, administradores de redes, arquitetos de redes, auditores de segurança e qualquer outro profissional que deseje melhorar ou validar a segurança de seus sistemas de TI aplicando testes.
Este treinamento adiciona competências de segurança cibernética ofensiva, relevantes para uma ampla gama de funções e áreas de negócios aplicadas a qualquer organização pública ou privada independente de seu porte.
